quarta-feira, 23 de abril de 2014

POTES DE PLÁSTICOS


Potes de plástico: conservação, limpeza e cuidados




Atualmente, é bem comum comum usar potes para armazenar temperos e condimentos, mantendo, assim, a cozinha organizada. Porém, sempre surgem algumas dúvidas quanto à higienização e conservação desses utensílios. 
Para começar, é importante descartar os potes que estão quebrados e sem tampa e substituí-los por novos, já que eles não servem mais para o uso. "Na hora da compra, procure obter potes com cores diferentes, uma para doces, outra para salgados. Isso facilitará a higienização e evitará odores indesejados. Além disso, é importante que você opte pelos potes de vidro, pois não trazem contaminação aos alimentos. Eles são mais caros, portanto recomendo que faça a substituição gradualmente", diz ela.
A consultora destaca que é importante ter essa preferência, pois os potes de plástico apresentam substâncias químicas em sua composição que fazem mal à saúde. "Caso não tenha outra alternativa, forre-os com papel manteiga, antes de armazenar o alimento" explica a sócia da Reformular Consultoria em Organização.
Para conservá-los em bom estado, não exponha os potes ao sol, seque-os ou deixe-os secar naturalmente. Para evitar que as tampas fiquem tortas, guarde-as em um local plano, sem nenhum objeto em cima delas e também guarde os potes empilhados, sem tampa.
Ainda para deixá-los intactos, Adriana Westerberg explica. "Ao retirar o pote do freezer, passe-o em água corrente antes de abri-lo, para que ele não quebre. Se você preferir, defina potes fixos para um certo tipo de alimento - por exemplo, um pote só para guardar arroz - e identifique-os com etiquetas, para evitar confundir condimentos parecidos e facilitar na hora da procura" diz ela.
Quando for higienizar os potes no dia a dia, o ideal é que se use esponjas diferentes - duas cores distintas, por exemplo - uma para potes que têm gordura e outra para os demais. Porém, a consultora afirma que é preciso ir além do sabão. "Lavar com esponja e sabão não adianta, deve-se separar um dia para higienizar todos os potes de uma maneira mais eficaz", afirma ela.
Formas de higienização para potes de vidro e de plástico
Para facilitar a vida dos leitores, a consultora do Santa Ajuda e da Reformular explica o passo a passo da limpeza dos potes, de acordo com o material que ele é feito.
Potes de vidro: "Separe os potes que serão esterilizados com as tampas correspondentes. Após isso, pegue uma panela e forre o interior dela com um pano de prato. Coloque a panela sobre uma boca do fogão, ligue o fogo e ponha os frascos na panela virados com abertura para baixo. Depois, coloque água na panela e deixe ferver. As tampas de metal devem ser colocadas em outra panela com água, para que ferva por alguns minutos também. Passados os minutos, retire os potes e as tampas das panelas e deixe secar", esclarece ela.
Potes de plástico: "Prepare uma solução com meio litro de água e duas colheres de sopa de sal de frutas. Depois, coloque essa mistura em uma vasilha maior e deposite os potes ali dentro, um por um. Deixe agir por 2 minutos e enxágue. Depois disso, o cheiro vai sair completamente ou ficar bem fraco. Para manter as vasilhas sempre limpas, o ideal é repetir esse procedimento uma vez por semana", finaliza a consultora.




font:https://br.mulher.yahoo.com/potes-pl-stico-conserva-o-limpeza-e-cuidados-112700206.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário